O momento da compra de um imóvel é algo muito marcante na vida de qualquer pessoal, em muitos casos é um planejamento de uma vida inteira.
Entretanto, muitas pessoas, agindo de má-fé, se aproveitam do sonho das pessoas para aplicar golpes, para realizar a venda do mesmo imóvel para várias pessoas ou vender imóveis irregulares.
Por isso, é importante, antes de assinar qualquer tipo de documento, que você consulte o advogado para ler o contrato e te explicar todos os termos e as consequências oriundos desse documento que você está assinando.
Como muitas pessoas acabam não tendo acesso a um advogado para contratar o profissional para ler o documento eu vou apontar algumas informações que você deve ficar atento antes de assinar o documento.
Se você se atentar para essas informações após assinar o documento, pode ser tarde demais e as consequências podem ser bem altas.
1- Primeira informação que você deve olhar.
Quem é o proprietário do imóvel, a pessoa que está vendendo o imóvel realmente é o dono?
Tome cuidado com:
* imóveis financiados (em regra o proprietário é o banco, somente após a quitação integral do financiamento que o imóvel será transferido de titularidade).
*Regime de casamento do proprietário do imóvel, fique atento se o proprietário do imóvel é casado e em qual regime de casamento.
2- Segunda informação que você deve ficar atento.
O contrato de compra e venda de imóvel, esse é o principal documento da compra do imóvel e que a maioria das pessoas não leva muito a sério. Mas é esse documento que deve dizer quais serão as taxas de juros em caso de atraso, qual será a data que você irá adentrar o imóvel, esse documento deve trazer as principais informações da negociação, caso você queira se aprofundar no assunto leia esses artigos do blog:
Sempre que possível busque ajuda de um profissional para lhe auxiliar nas transações imobiliárias.
Manuela Ferreira, advogada imobiliária e condominial-OAB/MG 201.339
E-mail: contato@manuelaferreira.adv.br
Comments