• Manuela Ferreira

É possível comprar um imóvel sem habite-se?

Atualizado: Jan 22


Sim, é possível comprar um imóvel sem habite-se, mas é importante saber que existe duas possibilidades em que o imóvel não possui habite-se. A primeira é o imóvel que ainda não está pronto, na planta, e quando o imóvel está pronto, porém não possui habite-se.


Imóvel na planta sem habite-se


Os imóveis adquiridos na planta ainda não possuem certidão de habite-se. Nessa situação, quem adquire o imóvel a garantia da legalização da promessa de compra e venda do imóvel está no memorial de incorporação averbado na matrícula do empreendimento.


Caso você não saiba existe diferença entre PROMESSA de Compra e Venda e COMPROMISSO de compra e venda de imóvel, clique aqui para entender.


Memorial de incorporação é um documento jurídico que explica o objeto do negócio a ser adquirido com o detalhamento das áreas privativas, das áreas comuns, utilização dos espaços, características e dados do empreendimento e de seu projeto, informações prazos de entrega, e todos os requisitos exigidos pela Lei 4.591/64.


Imóvel pronto sem habite-se


A aquisição de um imóvel pronto sem habite-se é um investimento muito alto, pois o risco para quem está comprando é altíssimo.


Comprar um imóvel pronto sem habite-se é um investimento de altíssimo risco para o adquirente. E nunca recomendado.


Um imóvel sem certidão de habite-se não pode ser financiando pelo banco, correr o risco de receber multa da Prefeitura pois o projeto está em desacordo com as normas municipais.


A certidão de habite-se é um ato em que a autoridade competente autoriza o início da utilização efetiva da construção ou edificação destinadas à habitação.


O documento compra que o imóvel foi construído obedecendo as exigências e as normas do código de obras do município.


É possível sim comprar um imóvel sem habite-se, porém não é recomendável tendo em visto a insegurança jurídica do negócio.


Por isso, a regularização da construção é tão importante quanto à regularização do terreno.

Se você tem um terreno sem Escritura entenda o que é possível fazer, clicando AQUI!


Leia Também:


Quais os gastos com uma usucapião realizada em cartório.


A venda casada das administradoras de condomínio.

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo