• Manuela Ferreira

Quais as desvantagens de comprar o imóvel direto com o proprietário?

Atualizado: Jan 22


Pensando em economizar na hora de comprar imóvel próprio muitas pessoas acabam comprando imóvel direto com o proprietário. Saiba sobre os riscos dessa compra.


Se você está pensando em comprar o imóvel próprio é importante saber a diferença entre contrato de PROMESSA de Compra e Venda e COMPROMISSO de compra e venda, clique AQUI e entenda como funciona.


A compra do imóvel direto com o proprietário de fato pode reduzir alguns gastos, como por exemplo taxa de corretagem, comissão imobiliária entre outras.


Porém, ao adquirir o imóvel direto com o proprietário você poderá ter algumas desvantagens, que são;


1- Não será aplicado o código de defesa do consumidor no contrato. O CDC é mais favorável ao consumidor e por isso traz muitas vantagens e benefícios, caso seja necessário recorrer ao judiciário. O contrato de compra e venda elaborado direto com o proprietário provavelmente será aplicado as regras do Código Civil Brasileiro, o que muitas vezes não poderá proteger o consumidor.


2- Problemas com a documentação do imóvel, se não existe um intermediário para auxiliar na elaboração da documentação o risco da negociação é alto. Realizando a compra com o auxílio de uma imobiliária ele ficará responsável pela documentação, e caso ocorra qualquer problema, a intermediadora poderá ser responsabilizada juridicamente.


3- Você pode pagar mais caro pelo imóvel. A imobiliária por ter conhecimento e dados sobre a região sabe exatamente o valor do imóvel em cada local da cidade e por isso saberá avaliar melhor o valor do imóvel do que o próprio proprietário.


4- O vendedor pode ter problemas financeiros e jurídicos. Ao realizar a compra de um imóvel é essencial além de analisar a documentação do bem, verificar como está a situação de quem está vendendo o imóvel. Pois, caso ele tenha problemas jurídicos e financeiros além de dificultar o financiamento bancário habitacional pode ocorrer a anulação da compra por credores no futuro.


Na compra de um imóvel é importante analisar a documentação jurídica e alguém para auxiliar na mediação dos conflitos que podem surgir.


Por isso, procure por profissionais sérios para lhe auxiliar nesses momentos.


Leia também:


Reconhecimento de firma é obrigatório?

Qual é o prazo de arrependimento da compra de um imóvel?

É possível comprar um imóvel sem habite-se?




Posts recentes

Ver tudo