top of page

Cessão de Direitos Imobiliários, entenda o que é e como funciona.


várias casas coloridas uma ao lado da outras. título da imagem: Cessão de direitos imobiliários, entenda o que é e como funciona.

Cessão de direitos imobiliário é um instrumento utilizado para transmissão de direito sobre um determinado bem imóvel. O funcionamento da cessão de direitos imobiliários pode correr em dois momentos.


  1. Quando não existe escritura definitiva do imóvel, o que será cedido para outra parte será o direito de compra sobre o bem.


  1. Em casos em que realiza a transmissão dos direitos de sucessão, enquanto o bem foi dado à partilha.


Nas negociações imobiliárias é muito comum a utilização do contrato de cessão de direitos de imóveis.


A utilização da cessão de direitos ocorre quando uma pessoa não é proprietária do imóvel, mas tem o direito de utilização daquele bem por muito tempo e resolver realizar a venda desse direito.


Nesse contrato, o CEDENTE (quem não é proprietário), muitas vezes é quem adquiriu o imóvel através de um contrato de gaveta e nunca realizou a regularização do imóvel, vende o imóvel para outra pessoa (cessionária).


Essa outra pessoa (cessionária) que também comprou o imóvel por contrato de gaveta também resolve realizar a venda para outra pessoa. (leia mais sobre contrato de gaveta aqui)


Perceba que nessa situação nenhuma das pessoas envolvidas nas negociações são as proprietárias do imóvel, ou seja, não tem o registro do imóvel.


Essa situação é de alto risco nas negociações imobiliárias e não recomendável. Pois, o real proprietário do imóvel é quem tem os direitos de propriedade do imóvel, os demais envolvidos possuem apenas os direitos de usar o bem e não são os verdadeiros proprietários.



Clique no coração se o artigo foi útil para você!

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page