top of page

O que fazer se o inquilino não sai do imóvel?


o que fazer se o inquilino não sai do imóvel?

Muitos são os problemas da relação locador e locatário e o mais difícil deles é quando uma das partes não quer mais manter a locação do imóvel e a outra parte não concorda ou não colabora.


Nesses casos, existem algumas atitudes que podem ser feitas pelo proprietário para reaver o imóvel.


O mais importante é que as partes tenham realizado um contrato escrito, só assim a relação estará mais segura, saiba os riscos do contrato de aluguel verbal lendo AQUI!


A locação será encerrada ao final do prazo estipulado no contrato, que é a partir de 30 meses. Assim, dispõe a lei do inquilinato;


Art. 46. Nas locações ajustadas por escrito e por prazo igual ou superior a trinta meses, a resolução do contrato ocorrerá findo o prazo estipulado, independentemente de notificação ou aviso.

O proprietário não pode tomar o imóvel a qualquer momento, se ultrapassado o prazo estipulado em contrato e o inquilino permanecer no imóvel uma medida para tentar resolver a questão é renegociar os prazos com o locatário ou dos aluguéis em aberto, caso seja esse o caso.


Outra medida que pode ser adotada nesses casos é realizar a notificação do inquilino para que desocupe o imóvel, no prazo de 30 (trinta) dias, conforme estipula a lei do inquilino. Vejamos;

Art. 57. O contrato de locação por prazo indeterminado pode ser denunciado por escrito, pelo locador, concedidos ao locatário trinta dias para a desocupação.

Se, mesmo após a notificação e tentativas amigáveis de retomada do imóvel, o inquilino não se mostrar propício ao desocupar o imóvel, será necessário buscar o despejo judicial.


Dicas importantes;


  • Não faça acordos verbais.

  • Não arrombe e/ou invada o imóvel locado.

  • Escute e tente fazer acordos


273 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page