top of page

Alienação fiduciária de bem imóvel: Entenda o que é e como funciona.

Atualizado: 12 de mar. de 2021


um casal , dentro de uma residência, segurando um casa em miniatura. Legenda da Imagem: Alienação fiduciária de bem imóvel: Entenda o que é e como funciona.

A alienação fiduciária de bem imóvel é uma garantia utilizada no mercado brasileiro. Ela funciona da seguinte forma:


Suponhamos que João compre um imóvel por alienação fiduciária e nesse contrato João recebeu um crédito bancário no valor do imóvel, que foi utilizado para o pagamento integral do bem.


O banco então utiliza o próprio imóvel comprado por João como garantia do pagamento do empréstimo concedido.


Agora, suponhamos que em determinado período, durante a vigência do empréstimo, João teve um problema na sua renda e não conseguiu arcar com o pagamento do empréstimo.


Nesse caso, o banco deverá notificar João para o pagamento da parcela em aberto, através do Registro de Imóvel competente, dando o prazo de 15 dias para a efetivação do pagamento.


Caso João não consiga efetuar o pagamento do valor em aberto, o banco poderá levar o imóvel à leilão.


É importante entender que nesse procedimento o imóvel não ficará em nome do João. O imóvel ficará em nome do banco, somente após o pagamento integral do empréstimo que será realizada a transferência do imóvel.


Quem pode fazer a alienação fiduciária?


A alienação fiduciária poderá ser realizada por qualquer pessoa física, jurídica, não é utilização apenas para redes bancárias ou financeiras.


Imóvel com alienação fiduciária pode ser vendido?


A resposta é sim, porém é necessário ter muito cuidado nessas negociações. É importante que o imóvel não apresente nenhuma pendência judicial muito menos fiscal.


O mais importante para quem compra imóveis nessa situação ou negocia imóveis nessa situação é não deixar que o imóvel vá a leilão.


Se você gostou do artigo clique no coração.


Se tem alguma dúvida deixe nos comentários.


Esse artigo foi escrito por Manuela Ferreira, advogada atuante no mercado imobiliário, emailcontato@manuelaferreira.adv.br.


Leia mais sobre:




23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page