top of page

10 Cláusulas essenciais que devem conter no seu contrato de compra e venda de imóvel.

Atualizado: 17 de mar. de 2021


10 cláusulas essencias de um contrato de compra de imóveis, um papel sobre uma mesa sendo assinado por uma pessoa negra

É fato que, no Brasil, a maioria das pessoas utilizam a internet para pegar modelos de contratos.


Mas a utilização de modelos nem sempre atenderá a necessidade de cada negociação de compra e venda de imóveis. Pois cada procedimento tem sua particularidade, por mais simples que seja.


Entretanto, existe algumas cláusulas que são comuns na maioria dos contratos e, por isso, vou falar de 10 cláusulas que não podem faltar em um contrato de compra de imóveis.


01- As partes envolvidas no negócio.


É importante que todas as pessoas envolvidas no negócio, seja pessoa física ou pessoa jurídica, estejam discriminadas no contrato, com a inclusão de todos os dados. Tanto do vendedor quanto do comprador e caso tenha um anuente (alguém que vai entregar um bem que está em seu nome como parte do pagamento), é necessário que contenha os dados dessa terceira pessoa também.


Dica: Ficar atento quanto ao regime de casamento das pessoas envolvidas na negociação, pois também poderá ser necessário incluir os dados pessoais dessa pessoa no contrato.


02- A descrição do imóvel atualizada.


Essa parte é muito importante no contrato.


É necessário que o objeto do contrato, o imóvel, seja muito bem especificado. De preferência utilizar a matricula atualizada do imóvel como base para preencher essa cláusula.


Se a venda do imóvel for realizada de "porteira fechada" que são os casos dos imóveis usados onde a venda é realizada com tudo o que contem no imóvel, incluindo seus móveis, como sofá, cama, utensílios de cozinha e outros.


Nesses casos é necessário ter cuidado e verificar o que de fato será vendido e documentar tudo.


03- Condições de pagamento e o preço do imóvel.


Esse momento no contrato requer bastante atenção.


O preço da transação deve ser específico, com informações sobre a forma de pagamento, condições do pagamento, o lugar do pagamento, juros e multa em casos de atraso.


04- Posse do Imóvel


Outra cláusula que é essencial e requer muita atenção e cuidado é sobre a posse do imóvel.


Enquanto não realizado o pagamento integral do bem o comprador terá apenas a posse do imóvel e, por isso, é importante ficar atento nas condições estruturais do imóvel.


Outra informação importante que deve conter no contrato é a data da transferência da posse e entrega das chaves.


05- Multa Penal


A inclusão de uma cláusula de penalidade em casos de descumprimento das condições estabelecidas em contrato é de suma relevância, fique atento aos valores.


06- Das despesas com Escritura e Registro.


O artigo 490 do código civil brasileiro estipula quem será o responsável pelo o pagamento das despesas do ato da escritura do imóvel. Vejamos:

Art. 490. Salvo cláusula em contrário, ficarão as despesas de escritura e registro a cargo do comprador, e a cargo do vendedor as da tradição.

Lembre-se, que se for a compra do seu primeiro imóvel é possível obter descontos nas taxas do cartório, saiba como fazer isso clicando AQUI!


07- Inadimplência


Deve ficar exposto no contrato a possibilidade de resolução em casos de impontualidade no pagamento por parte do comprador.


08- Evicção


Evicção é uma perda, que pode ser parcial ou total, de um bem por decisão judicial ou ato administrativo que se relacione a uma causa preexiste ao contrato.


É importante incluir uma cláusula que trata sobre a evicção reforçando, diminuindo ou excluindo a responsabilidade do vendedor perante a evicção.


09- Cessão


As partes devem acordar sobre as a possibilidade de fazer a cessão de direitos e obrigações decorrentes do contrato.


10- Solidariedade


A solidariedade não é presumida, decorre da lei ou da vontade das partes.


Por isso, caso seja necessário, deve ser incluindo no contrato a responsabilidade solidária, de forma específica.


Sempre procure ajuda profissional para auxílio na elaboração dos contratos.

192 visualizações0 comentário
bottom of page