top of page

Meu namorado tem direito ao meu apartamento se vier morar comigo?


meu namorado tem direito ao meu apartamento se vier morar comigo? um casal se beijando e balões vermelhos

A resposta é SIM. É possível que se seu companheiro venha a residir junto com você ele pode ter direito ao imóvel sim.


Suponhamos a seguinte situação;


Camila adquiriu um imovel financiado em 360 parcelas e já quitou 50% desse financiamento. Ocorre que na metade do financiamento o namorado da Camila resolveu ir morar junto com ela e os dois resolveram dividir as despesas.


Passados cinco anos morando junto o relacionamento terminou e o namorado da Camila buscou um advogado para saber se tinha direito aos valores ou ao apartamento que ajudou a pagar quando vivia junto com a namorada.


Pois bem, nesse caso o namorado da Camila poderá reivindicar, eventualmente, metade das parcelas que foram quitadas.


Isso pode acontecer devido ao fato da união entre o casal que poderá ficar caracterizado, no prazo em que viveram juntos, com uma união estável.


A união estável é caracterizada pela simples união pública, continua e duradoura com o objetivo de constituir família, artigo 1.723 do Código Civil Brasileiro.


No caso da união estável o regime de bens que prevalece é o da Comunhão Parcial dos Bens e nesse regime apenas os bens adquiridos a título oneroso na constância da união são comunicáveis, ou seja, esses bens poderão ser objeto de partilha em eventual dissolução da união.


Portanto, se Camila pagou 50% do apartamento e os outros 50% foram pagos por ela e pelo namorado, apenas 50% do valor será partilhado, sendo 25% para cada um.


Para evitar que a união estável se configure e os casais ainda não tenham como objetivo constituir família e estão apenas se conhecendo e resolveram morar juntos o ideal é realizar um contrato de namoro e nesse contrato estabelecer a propriedade de cada um dos bens.

Tenha alguma dúvida sobre o conteúdo? Deixe nos comentários.


Sempre busque o auxílio de um profissional para lhe auxiliar nas demandas envolvendo seu imóvel.


Manuela Ferreira. Advogada Imobiliária e Condominial.

18 visualizações0 comentário
bottom of page