O valor para regularizar um imóvel é de aproximadamente 8% do valor da transação imobiliária. É fato que no Brasil o número de imóveis irregulares é alto e poucas pessoas se preocupar em ter a documentação do imóvel em dia.
Imóvel irregular é todo aquele imóvel que foi comprado com o contrato de compra e venda de imóvel, o contrato de gaveta de gaveta, todo o contrato que não foi levado a registro, são exemplos de imóveis irregulares.
O procedimento para regularizar um imóvel é composto basicamente em 03 etapas;
1- O recolhimento dos tributos;
2- O comprovante do recolhimento do Tributo;
3- A lavratura da Escritura Pública pelo Tabelião de Notas.
Toda regularização de um imóvel passa por essas três etapas, caso você queira saber o passo a passo para realizar o registro do imóvel você pode ver clicando AQUI!
O principal problema em não regularizar um imóvel é que ele ficará desvalorizado e, consequentemente, o valor de mercado será reduzido.
Outra desvantagem em ter um imóvel irregular é que a maioria das imobiliárias não tem interesse em vender esses tipos de imóveis. Além da dificuldade em conseguir um financiamento junto ao banco.
Por isso, ao realizar a compra de um imóvel é importante ter no mínimo uma reserva de cerca de 8% do valor da transação para a aquisição do imóvel.
Se você está comprando um imóvel direto com o proprietário sabia quais são as desvantagens de fazer essa compra clicando AQUI!
Lei mais sobre imóveis:
Comments