• Manuela Ferreira

Como reduzir os gastos na compra do seu imóvel

Atualizado: Ago 16


Possuir uma casa própria é uma segurança e pode ser considerado um investimento, uma vez que se trata de um patrimônio considerável.


As burocracias envolvidas na compra do imóvel, para muitas pessoas, essa etapa considerada trabalhosa é sinônimo de dor de cabeça.


Mas essa etapa é se suma importância para efetividade da transação imobiliária. Com informação e planejamento tudo fica mais fácil e você ainda evita problemas futuros e consegue reduzir os gastos de eventuais passivos que possa existir no imóvel.


Para ajudá-lo nisso, preparei uma dica sobre o que analisar no imóvel para reduzir eventuais gastos antes da assinatura do contrato.


Mas antes, porque essa análise é importante?


A análise do histórico do imóvel serve para resguardar o comprador, que fica sabendo se há dívidas, processos, litígios e outros impedimentos para a aquisição do bem, o proprietário antes de realizar a venda deve quitar todos os débitos.


Como reduzir os gastos ao realizar a compra do seu imóvel?


A principal forma de reduzir os gastos na compra do seu imóvel é evitando os gastos que acompanham os imóveis. O passivo ambiental é um desses gastos que pode muitas vezes ser maior que o próprio valor do bem.


Ilícito Ambiental, o que é?


Suponhamos que você compre um sítio, e, após muitas visitas encontra o imóvel perfeito e fecha o contrato, logo depois recebe uma notificação informado que o proprietário do imóvel tem uma dívida de 03 vezes o valor do imóvel. Porque o antigo proprietário realizou corte irregulares de árvores da espécie causariana equisetifolia, por exemplo.


Por que tenho que arcar com a dívida do proprietário anterior?


O novo comprador do imóvel com passivo ambiental assume a obrigação de reparar o dano do proprietário antigo bem como pagar a dívida. Isso devido ao fato das obrigações relativas ao imóvel devem seguir o bem, logo o proprietário novo assume as obrigações do bem, como é o caso do IPTU, por exemplo.


Quem analisa a papelada?


Nas compras realizadas diretamente com o proprietário, o próprio comprador é responsável por analisar toda a documentação e fazer uma análise prévia de tudo. Se tiver condições, vale a pena investir na contratação de um especialista para prestar suporte nessa etapa e garantir que tudo ocorra dentro da legalidade.


Analisar o histórico do imóvel e o vendedor é essencial para realizar uma compra segura e evitar surpresa com gastos antigos do imóvel.

4 visualizações
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social
  • Blogger ícone social

©2020 por Manuela Ferreira.