Manuela Ferreira

25 de mai de 20212 min

O que fazer para não cair em um golpe imobiliário?

Infelizmente existe muitas pessoas mal-intencionadas e aplicam golpes aos consumidores imobiliários. Para evitar cair nesses tipos de golpes quando for comprar um imóvel, o ideal é contratar um advogado especialista para realizar a análise da documentação.

Os golpes geralmente ocorrem de forma rápida, com oferta de imóveis bons com preço abaixo do mercado. Essa é uma forma de fazer com que o comprador realize a compra do bem sem realizar as pesquisas e tomar os cuidados adequados, caindo no golpe.

São diversos tipos de golpe. Os principais deles são:

Documentação falsa

A compra de um imóvel exige diversos documentos, como comprovação da propriedade, da existência de débitos entre outros. Por isso é essencial realizar a análise de toda documentação, principalmente sobre a veracidade dos documentos apresentados.

Imóvel que não existe

A venda de imóveis pela internet facilita a criação de imóveis que, de fato, não existem. O que acontece é que fotos de apartamentos excelentes, em ótima localização, são divulgadas, como se eles estivessem à venda. Porém, o imóvel não existe e, geralmente, o comprador só descobre após depositar a entrada.

Venda do mesmo imóvel para várias pessoas

Existem pessoas que vendem o mesmo imóvel para várias pessoas. Que é um golpe bem comum no mercado, o comprador só descobre que caiu no golpe após ter efetuado o pagamento quando ele tenta passar o imóvel para o seu nome e não consegue, enquanto isso o vendedor já fugiu com o dinheiro de todas essas entradas, sem a possibilidade de retorno no investimento.

O que fazer para não cair em um golpe imobiliário?

A primeira coisa a ser realizada antes de comprar o imóvel é consultar um especialista, além disso alguns cuidados são essenciais:

Não tomar decisões apressadas

Pessoas que aplicam golpes sempre oferecem ofertas incríveis e solicitam que o depósito seja realizado o mais rápido possível. Dessa forma, sem avaliar todas as variáveis, é mais provável que o comprador caia no golpe.

Manuela Ferreira- Advogada Imobiliária: contato@manuelaferreira.adv.br

    470
    5